Fisioterapia Geriátrica

Fisioterapia Geriátrica - Viver Com Arte e Acessórios

Fisioterapia Geriátrica

Envelhecimento é um processo natural que todos passam, e algumas das consequências são as perdas da sensibilidade e do controle sobre os movimentos. Atividades como se alimentar ou se vestir, por exemplo, passam a gerar dificuldades nessa fase. Em vista disso, a Fisioterapia Geriátrica foi desenvolvida para ajudar tanto no tratamento como na prevenção dessas tribulações.
O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida, porém na Terceira Idade tem uma importância maior, não só de tratamento, mas como de prevenção.
Um exemplo de prevenção seria evitar as posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso, ocasionando encurtamentos musculares e dores; neste caso, a aplicação do tratamento fisioterapêutico através de alongamentos globais, fortalecimento da musculatura enfraquecida e com trabalho de marcha, melhoraria a postura e preservaria as articulações.
Há também, algumas patologias comuns em idosos, como a cervicalgia (dor na região cervical) e a lombalgia (dor na região lombar) que afeta 45% dos pacientes acima de 65 anos. Para esses pacientes, a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e anti-inflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias.
A Fisioterapia Geriátrica atua na tentativa de melhorar o processo de envelhecimento durante o declínio das funções fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, das quais refletem na capacidade funcional da terceira idade. Por isso a fisioterapia é extremamente importante, pois dispõe de todo conhecimento necessário para melhorar o quadro de saúde do paciente.
Portanto, podemos afirmar que, a Fisioterapia na Terceira Idade apresenta diversos benefícios, dentre eles, podemos destacar: o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções. Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas AVD’s (atividades diárias).











Fontes:
https://www.terra.com.br/noticias/dino/qual-a-importancia-e-beneficios-da-fisioterapia-geriatrica,d78951019aee7e41f35783ca69eb9b03lyg6wfs0.html
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/a-importancia-da-fisioterapia-na-terceira-idade/57872
https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/fisioterapia/noticias/a-importancia-da-fisioterapia-na-terceira-idade